Sobre

O Boxe Autônomo é uma academia de boxe popular fundada no final do ano de 2015 na região central de São Paulo.

Surgiu inicialmente como uma proposta de atividade de direito ao esporte e ao lazer na Ocupação Leila Khaled, formada por famílias brasileiras e refugiadas da Guerra da Síria. O projeto circulou por diversos espaços, entre ocupações, comunidades e espaços públicos, até chegar a Casa do Povo em 2018, no bairro do Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo, como parte da programação regular desse espaço.

Apesar de existirem espaços públicos de relativa boa qualidade na região, como o Parque da Luz, muitas crianças e jovens do território, público alvo do projeto, não têm acesso a atividades educacionais, culturais, lúdicas e esportivas de forma contínua e organizada. Dessa maneira, as atividades do Boxe Autônomo se colocam como alternativas para o desenvolvimento de atividades de lazer e esporte. Assim, e partindo da experiência do esporte popular, oferecemos treinos e aulas de boxe, além de preparação esportiva competitiva, incluindo de alto rendimento. Também atuamos no campo expandido da cultura, com a realização de eventos, debates, encontros e palestras.

Hoje existimos enquanto Associação e temos como princípio pensar as atividades esportivas como direitos sociais que não podem ser reduzidos à lógica excludente do mercado. Buscamos garantir o direito de acesso a uma experiência esportiva pautada em valores como o antirracismo, o combate ao machismo, à xenofobia, à homofobia e a outras formas de discriminação. Da mesma maneira, também acreditamos no potencial de nossa coletividade na criação de relações e laços de amizade e respeito, encorajando, assim, o cultivo desses mesmos valores.

Desde 2023 recebemos crianças e adolescentes para aulas e treinos de boxe e preparação competitiva, através da parceria com o Projeto Juventude, da Ocupação Mauá. Em janeiro de 2026 iniciamos uma parceira com o Instituto Global Attitude, para acessar uma verba parlamentar via Ministério dos Esportes, a partir da qual implementamos o projeto O centro no ringue, que visa fortalecer nossa atuação no bairro do Bom Retiro e em seu entorno.

No Brasil, o boxe olímpico vem elevando sua qualidade há pelo menos vinte anos, o que resultou em conquistas de medalhas olímpicas nas três últimas edições dos Jogos e na melhor colocação dentro de toda a América, conquistada nos Jogos Pan-americanos em 2023. No Rio de Janeiro, em 2016, Robson Conceição conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Já nos Jogos de Tóquio, em 2021, foram mais três medalhas: a segunda de ouro, conquistada por outro baiano, Hebert Conceição, uma de prata com Beatriz Ferreira e um de bronze com Abner Teixeira. São exatamente estas medalhas conquistadas nos últimos anos que possibilitaram uma maior visibilidade, destaque, investimento e engajamento popular com a modalidade. Estas conquistas não aconteceram por acaso, sendo resultantes de uma série de fatores, entre estes, o trabalho de difusão, iniciação e preparação que a Associação Boxe Autônomo realiza.

Objetivos

Nosso principal objetivo é elaborar, coordenar e oferecer aulas e treinos de iniciação, fundamentos e aperfeiçoamento em boxe olímpico, para crianças, adolescentes e adultos. Através dessas vivências, o projeto busca efetivar uma experiência esportiva e educacional, contribuindo para o desenvolvimento orgânico e funcional das pessoas participantes, visando o fortalecimento da saúde, o domínio das ações motoras, a educação das qualidades morais, habilidades psicológicas e de interação social. Além do mais, espera-se captar novos talentos para a formação competitiva de alto rendimento. 

Dessa maneira, é esperado implementar ações que garantam o acesso de crianças, adolescentes e adultos às práticas esportivas, prevenindo a exclusão desses grupos e promovendo inclusão e bem-estar, por meio da distribuição das oportunidades e vivências compartilhadas com qualidade, incentivando o protagonismo e a participação democrática, além de fornecer elementos e ferramentas subjetivas para que as pessoas participantes possam desenvolver meios eficazes de cuidado com a saúde física e mental.

Um segundo objetivo é oferecer treinamentos de boxe para um público adulto que possa contribuir financeiramente para o projeto, fora de uma lógica mercantilista do esporte, onde apenas podem usufruir de atividades físicas aqueles que puderem “consumir o esporte” com caras mensalidades. Buscaremos utilizar o esporte como uma ferramenta de transformação da sociedade, criando espaços de sociabilidade, agregação e trocas de experiências. Um dos objetivos principais é o combate a qualquer forma de discriminação, seja ela de cunho religioso, racial, sexual, gênero, origem ou econômica. O mundo dos esportes de combate é pleno de machismo, homofobia, virilidade, nacionalismos, e a proposta do Boxe Autônomo é oferecer a prática do pugilismo fora destes padrões, combatendo preconceitos e promovendo a diversidade.

Por entender o acesso ao esporte e à atividade física como direitos sociais, não iremos excluir pessoas que não possam colaborar monetariamente. Caso a pessoa não possa contribuir devido a sua situação econômica, participará dos treinamentos da mesma forma, o que possibilitará moradores de ocupações, favelas e até mesmo pessoas em situação de rua participarem do coletivo.

O esporte popular como ação política

A prática do esporte sempre teve uma forma de se relacionar à política, sendo a primeira um veículo de reconhecimento social, senão uma forma de legitimar uma suposta posição de superioridade do atleta ou equipe campeão.

A criação de uma hierarquia no mundo do esporte se deve à ação das organizações esportivas maiores, as quais, criaram federações com o dinheiro arrecadado dos torcedores, praticantes e as entregaram a administradores sem escrúpulos ao fim de perpetuar uma posição de supremacia técnica e patrimonial, excluindo do governança esportiva as associações menores. Dentro desse paradigma, a moderna concepção do esporte transforma o atleta num empreiteiro de si mesmo, uma máquina de produzir dinheiro que jamais pertence a uma torcida ou uma cidade, mas sim a um cartola e um patrocinador.

O capitalismo muda a essência da prática esportiva, sacrificando o aspecto comunitário e atuando uma apropriação do ritual para finalidades de lucro.

Há muitos anos ouvimos falar em conflitos entre as federações, e dentro delas: acusações de corrupção, compra de votos na FIFA ou no Comitê Olímpico, licitações milionárias, projetos de reforma de estádios ou centros esportivos nos quais ganham “os amigos da cúpula” e a comunidade sustenta os custos. O capitalismo não somente se apropriou do esporte, mas a evolução do capitalismo, isto é, a contínua incorporação das existências humanas ao mercado, prossegue dentro do mundo do esporte paralelamente ao resto da sociedade.

Contudo, no enquanto em muitos setores da vida humana atacados pela lógica do mercado existem organizações coletivas que respondem à ofensiva (os sindicatos no  ambiente de trabalho e nas escolas, os movimentos de moradia na cidade, etc.) no mundo do esporte as iniciativas de contraste à mercantilização são ainda muito jovens.

Na verdade, a mercantilização do mundo do esporte não afeta só o nível mais alto: a onda neoliberal determinou uma redução geral dos espaços (academias, campos de esporte), devida ao abandono das infraestruturas por parte de municípios ou do governo, em prejuízo dos que não têm dinheiro para acessar uma estrutura privada. Os que conseguem conquistar uma vaga dentro dum clube privado, entregam a sua vida a um sistema que produz espetáculo para consumidores sentados em frente duma tela. Os que são excluídos, lutam cada semana para achar um tempo para praticar o esporte que eles adoram, frequentemente sem estruturas adequadas, treinadores ou equipamentos.

O Esporte identifica não somente uma tradição e uma cultura, mas sim uma ferramenta de relação interpersonal que pertence o povo na sua integridade. Através do esporte as pessoas comunicam, criam novas amizades, saem do isolamento e do estresse cotidiano que pode ser produzido pela ideologia capitalista da produtividade. Enfim, o esporte não representa somente um patrimônio cultural, mas sim uma meio de socialização e uma ferramenta terapêutica.

A consciência desses valores é a base dos múltiplos percursos de “reapropriação” do esporte, ainda que, como já foi antecipado, não existe uma visão estratégica ou uma forma comum de ação.  Vala a pena, contudo, relatar sobre uma iniciativa que se consolidou há muitos tempo fora do Brasil, a qual merece atenção pela abrangência da sua proposta, isto é, o “esporte popular”.

Nossa experiência com o esporte popular

A experiência do “esporte popular” surgiu na Europa juntando as práticas de resistência à lógica do lucro sobre o corpo dos atletas e a paixão dos torcedores a qualquer nível (olímpico ou profissional), assim como as ações direcionadas a garantir o acesso universal à prática esportiva. Muito para além de uma oposição simbólica, a trajetória percorrida é a criação e autogestão de estruturas físicas para a prática do esporte, envolvendo os usuários e a comunidade em geral.

De forma progressiva, o projeto do esporte popular visa a criar:

  • um espaço para as práticas esportivas, de acordo com as regras gerais da diferentes modalidades. Os resultados mais avançados, na Europa, foram alcançados na âmbito dos esportes de combate: boxe, kick boxing, capoeira, thai boxe. Mas também em outros campos como o futebol, basket, yoga, e até natação.
  • uma associação esportiva necessária a garantir tanto a cobertura de seguro para os atletas e os treinadores, assim como ocasiões de confronto, agonístico e nao, entre os team.
  • a conscientização sobre os valores implicados na prática esportiva e as contradições decorrentes da mercantilização das paixões e das prestações esportivas.
  • a conscientização sobre o próprio corpo e os seus limites, a valorização das predisposições de cada sujeito, e dos recursos inexplorados.
  • a interiorização da cultura do treinamento físico, a definição dum estilo de vida apropriado de acordo com as metas de cada atleta, a identificação duma abordagem correta aos desafios que o treinamento envolve.
  • a capacitação dos treinadores, a contínua formação dos seus conhecimentos e das técnicas em uma ótica plural e não somente direcionada a apoiar aos atletas que praticam o agonismo.
  • a participação dos filiados à gestão do espaço em todos os diversos aspectos: a abertura de cursos, as formas de autofinanciamento, a inscrição aos campeonatos, as campanhas de sensibilização sobre os temas que são considerados oportunos.  
  • a periódica avaliação dos resultados, a qual implica uma discussão aberta com as organizações que perseguem objetivos comuns.